Melina Dias Valim, graduada em Engenharia de alimentos – autora de duas iniciações científicas sobre Géis a base de proteína de soro de leite e goma arábica, com especialização na MBA em Gerenciamento de Projetos, completará 13 anos na Novaprom este ano.

Conte-nos sobre a sua fase profissional: Iniciei minha carreira profissional como estagiária na Novaprom, logo depois fui efetivada no setor produtivo da fábrica. Posteriormente, transitei entre outros setores como: controle de qualidade, projetos, vendas; e desde janeiro de 2018 estou na gestão na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Hoje a Novaprom produz uma linha grande de ingredientes, entre eles, bases proteicas, sistemas funcionais, condimentos, corantes, entre outros produtos que atendem a várias indústrias de alimentos.

Como é formado o time que você gerencia no P&D? Somos em 8 pessoas, sendo 5 engenheiros e 3 técnicos em química/alimentos. A equipe é direcionada por área de atuação: sendo 4 especialistas em desenvolvimento de produtos e suporte a clientes – que inclui aplicações, treinamentos técnicos, avaliações de performance de produtos; um especialista em assuntos regulatórios e documentação; um especialista em embalagens e homologações de fornecedores; e um supervisor de P&D. A equipe também está envolvida em desenvolver melhorias nos processos industriais e redução de custos.

Quais foram as mudanças deste setor no ano passado? Dentro do complexo industrial da nossa fábrica, construímos uma planta piloto completamente nova, inaugurada em 2019, com estrutura de laboratórios individuais para cada aplicação: carnes, lácteos, condimentos, avaliação sensorial e cozinha. Também foram renovadas as áreas de vestiários e estoque. Esse foi um investimento importante para suportar o crescimento do departamento nos próximos anos e principalmente para oferecer total suporte aos projetos dos nossos clientes e distribuidores, que também visitam nossas instalações para treinamentos e aplicações personalizadas.

Quais medidas preventivas e protetivas estão sendo tomadas referente ao COVID-19. Desde as primeiras informações sobre a pandemia no Brasil, a Novaprom e o grupo JBS acionaram protocolos com diversas medidas preventivas relacionadas ao Covid-19 que foram implementadas imediatamente. As principais que podemos citar são: 100% dos colaboradores das áreas produtivas devem usar máscaras e viseiras de acrílico; é feita aferição de temperatura de todos os colaboradores e prestadores de serviços logo na entrada das unidades; é realizada a orientação sobre o distanciamento nas áreas comuns e administrativas; instalação de álcool em gel em novos locais, como entrada de salas; aumento de frequência de higienização das áreas com grande circulação de pessoas; restrição de visitas de fornecedores, clientes e prestadores de serviço em geral.

Quais produtos são destaque em 2020? No ano passado iniciamos o desenvolvemos de uma nova proteína funcional para nosso portfólio, o Natural Dehydrated Beef Stock principalmente consumido no mercado dos Estados Unidos. Além das certificações de qualidade de ISO 9001 e FSSC 22000, o Beef Stock está aprovado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Este é um ingrediente de alta funcionalidade, com alto teor proteico, aplicado em diversas formulações cárneas, com melhora na textura, suculência, fatiabilidade e rendimento. É natural por ser minimamente processado e não conter ingredientes artificiais. E também é clean label (não tem INS), livre de organismos geneticamente modificados e não alergênico, propriedades importantes nas tendências em alimentos no mercado mundial e consideradas de grande valor para muitos dos nossos clientes.

Qual o destaque do P&D da Novaprom? Nosso foco está no suporte aos nossos distribuidores e clientes finais – indústrias de alimentos, através das demandas da nossa área comercial vindas do Brasil e dos mais de 20 países atendidos pela NOVAPROM. Participamos de feiras nacionais e internacionais para estar presente no cliente e levar novidades e lançamentos em novos setores.

Quais as novidades e perspectivas para 2020? Este ano a Novaprom completou 18 anos, e nossos investimentos estão direcionados nas áreas de Inovação, queremos atuar em novos segmentos alimentícios, aproveitando nosso know-how em bases proteicas. Para isso, planejamos a contratação de um especialista em P&D focado para novas matérias primas e projetos inovadores, além de intensificar parcerias com outras empresas e instituições científicas. Tudo isso, sem perder a nossa ampla experiência na busca de novas soluções para os nossos clientes em contato direto com nossa área comercial, trazendo maior diversificação em nossas áreas de atuação.